telefone

(47) 3288-8618

whatsapp

(47) 99129-8315

Fechar
telefone

(47) 3288-8618

whatsapp

(47) 99129-8315

outros telefones
Fechar
segunda via de boleto
20/01/2017

Tutorial orienta sobre contas inativas do FGTS

Já está no site da Caixa o tutorial com o passo a passo para o trabalhador localizar seus extratos de contas inativas e obter informações. Clique no link www.caixa.gov.br/contasinativas para ver.

O módulo, lançado na quarta (18), tem todas as informações que o trabalhador precisa saber sobre o que são contas inativas, quem pode sacar e quando e onde os pagamentos estarão disponíveis.

O tutorial mostra o passo a passo para o usuário identificar a a melhor forma de consultar o saldo das suas contas inativas do FGTS. Ao responder as perguntas, o usuário obtém informações sobre os procedimentos necessários para ter acesso aos extratos.

A Caixa divulgará em fevereiro de 2017 a sistemática de pagamento e o calendário de saques.

De acordo com a Medida Provisória 763/2016, todo trabalhador que tem, ou teve, carteira assinada que seja titular de conta vinculada a um contrato de trabalho encerrado ou extinto até 31 de dezembro de 2015 poderá realizar o saque do saldo, caso não tenha realizado à época de seu afastamento.

Os extratos de contas vinculadas do FGTS podem ser solicitados por meio do Aplicativo do FGTS (disponível para os sistemas operacionais Android, iOS, e Windows Phone); Site da Caixa (www.caixa.gov.br); Serviço de Atendimento ao Cidadão (0800 726 0207); com o cartão do cidadão em postos de autoatendimento e, para clientes Caixa, por meio do Internet Banking.

As hipóteses de saque das contas consideradas ativas não sofreram nenhuma modificação, ou seja, o trabalhador não poderá sacar o FGTS do emprego atual.

Os saques autorizados pela MP 763/2016 devem, de acordo com as estimativas, injetar na economia brasileira cerca de R$ 30 bilhões e beneficiar milhões de trabalhadores cotistas do fundo.

A Caixa promoverá a divulgação, nas próximas semanas, do cronograma de pagamento, assim como dos procedimentos e dos prazos a serem observados para a solicitação do saque.

Aplicativo - O aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma ferramenta prática para o trabalhador verificar o seu extrato no fundo. A Caixa criou a ferramenta para proporcionar uma maneira prática para o trabalhador acompanhar os depósitos na sua conta do FGTS a qualquer momento, sem nem precisar sair de casa e sem enfrentar filas em agências bancárias.

O aplicativo está disponível, gratuitamente, para download em celulares com qualquer sistema operacional. Após baixar a ferramenta o trabalhador precisa cadastrar uma senha de acesso e o Número de Identificação Social (NIS) para começar a navegar pelos serviços.

Com ele, é possível acompanhar a regularidade dos depósitos e a atualização de endereço na base do FGTS. Além disso, por meio de recurso de geo localização, o trabalhador ainda pode conferir qual agência da Caixa, sala de autoatendimento ou lotérica está mais próxima dele para ser atendido, caso precise.

tags

economia, dinheiro, taxa de condominio